3º PEDAL SOLIDÁRIO TERRA BRASIL MTB APUCARANA

29/03/2020 06:00 - 15:00

Avenida Getúlio Vargas, Correio de Feitas

Apucarana - PR

Tipo: Prova

Categoria: Mountain bike

LIMITE DE 500 VAGAS

REGULAMENTO DO 3º PEDAL SOLIDÁRIO TERRA BRASIL

A realização do 3º Pedal Solidário Terra Brasil tem por objetivo estimular a prática do ciclismo no município de Apucarana e região com enfoque no respeito e preservação do meio ambiente, conscientizando assim a população da importância de preservar a natureza, como matas, rios, nascentes, animais silvestres, e acima de tudo contribuir com a entidade Lar Sagrada Família de Apucarana.
O Evento será realizado no dia 29/03/2020 (domingo).
O 3º Pedal Solidário Terra Brasil terá na sua terceira edição 3 (três) percursos.

1º Percurso: ~ 15 km – 400 m de altimetria aproximada

      Nível de Dificuldade Classificado: leve

2º Percurso: ~ 30 km – 650 m de altimetria aproximada

      Nível de Dificuldade Classificado: Médio

3º Percurso: ~ 50 km – 980 m de altimetria aproximada

Nível de Dificuldade Classificado: Médio/Difícil
O horário da concentração será às 06h00, a largada às 08h00.
As inscrições deverão ser realizadas no site www.sympla.com.br. Caso haja problemas técnicos no site mencionado, será disponibilizado outro site para que as inscrições sejam realizadas. As inscrições poderão ser realizadas a partir de 18/01/2020. O limite máximo de inscritos será de 500 ciclistas e a data final para o encerramento das inscrições será o dia 02/03/2020. Havendo o preenchimento das 500 inscrições, a data de encerramento será antecipada.

ATENÇÃO: APÓS SUA INSCRIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDA, ENVIAREMOS NO SEU E-MAIL UM TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA VOCÊ IMPRIMIR E LEVAR NO DIA DO PEDAL. CONTAMOS COM SUA ATENÇÃO !!!

A taxa de Administração será de 10% (dez por cento) sobre o valor da inscrição, destinada ao site para custeio do sistema de informação e custos operacionais com boletos bancários e cartões de crédito.
O pagamento da inscrição + taxa poderá ser realizado por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.
O valor da inscrição + taxa não será devolvido por motivo de desistência (ciclista), bem como não poderá ser transferida à terceiros (outros ciclistas). Caso haja motivo relevante para o cancelamento do evento e sua transferência para uma data futura, todos os inscritos receberão via e-mail a comunicação do cancelamento e a data de transferência, aquelas pessoas que desejarem não participar em razão da alteração da data do evento, deverão responder o e-mail informando que não terão mais interesse em participar do evento, inclusive fornecendo dados bancários (Banco, Agência, Conta-Corrente ou Poupança, titularidade e CPF do titular) para serem restituídos do valor da inscrição, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, a contar da resposta do e-mail. Em caso de dados bancários inconsistentes, contas encerradas ou bloqueadas, aos quais não seja possível realizar a restituição, a organização do evento não será responsável pelo cumprimento da obrigação (restituição da quantia paga). Em caso de greve bancária, a restituição será realizada em até 10 (dez) dias úteis após o fim da greve.
O kit ciclista 1 (um) será composto de placa de identificação, carros/motos de apoio, ambulância, trilhas sinalizadas, café da manhã, seguro de vida, cata osso, camiseta de ciclismo, hidratação (água, frutas, dentre outros), medalha de participação para quem terminar a prova.
O kit ciclista 2 (dois) será composto de placa de identificação, carros/motos de apoio, ambulância, trilhas sinalizadas, café da manhã, seguro de vida, cata osso, hidratação (água, frutas, dentre outros), medalha de participação para quem terminar a prova.
Os kits poderão ser retirados no dia 28/03/2020, das 9h00 às 16h00 no Colégio Cobra de Apucarana localizado na Rua Guarapuava, 456, no Centro de Apucarana. Os ciclistas que residem fora da cidade de Apucarana/PR, poderão retirar os kit´s no dia do evento das 6h00 às 7h00 no local da concentração.
Os ciclistas que forem retirar os kit´s poderão contribuir com as entidades beneficentes da cidade, doando um 1 (um) litro de leite longa vida ou 1kg de alimento não perecível (preferencialmente arroz, feijão, oleo). Após a realização do evento, o grupo Terra Brasil se reunirá e decidirá quais as entidades serão beneficiadas com as doações.
Para a retirada do kit é obrigatório trazer o Termo de Responsabilidade devidamente assinado e o comprovante de inscrição. Não será permitido a participação do ciclista que não entregar à organização do evento o Termo de Responsabilidade devidamente assinado.
A retirada do kit poderá ser realizada por terceiros, desde que traga o Termo de Responsabilidade devidamente assinado pelo ciclista, o comprovante de inscrição e cópia da cédula de identidade RG, CNH ou carteira funcional do ciclista participante.
Todos os participantes estarão cobertos por seguro de acidentes e hospitalar, no valor da apólice contratada pela Organização do Evento.
Conforme mencionado no início do Regulamento, o 3º Pedal Solidário Terra Brasil tem por objetivo estimular a prática do ciclismo no município de Apucarana e região com enfoque no respeito e preservação do meio ambiente, conscientizando assim a população da importância de preservar a natureza, como matas, rios, nascentes, animais silvestres, e acima de tudo contribuir com as entidades Lar Sagrada Família de Apucarana. Além desses objetivos, o evento tem a finalidade reunir ciclistas que amam se divertir, fazer amizades, pedalar com os amigos e familiares, curtem a natureza e acima de tudo melhorar a qualidade de vida física e mental.
Premiação: O 3º Pedal Solidário Terra Brasil premiará com Troféus:
a.) A Maior Equipe : A maior equipe será aquela que tiver o maior número de ciclistas inscritos pelo site Sympla. Em caso de empate, o critério de desempate será a equipe que tiver o ciclista mais idoso, sucessivamente o mais jovem.
b.) O Ciclista mais Jovem do sexo Masculino: Além da inscrição, o ciclista deverá estar presente no dia do evento. Caso o ciclista não esteja presente, o troféu será entregue para o próximo da lista de inscritos (mais jovem) e presente no evento. Em caso de empate, o critério de desempate será por ordem alfabética do primeiro nome sucessivamente prenome e nome de família. O ciclista deverá apresentar um documento que comprove a idade.
c.) A Ciclista mais Jovem do sexo Feminino: Além da inscrição, a ciclista deverá estar presente no dia do evento. Caso a ciclista não esteja presente, o troféu será entregue para a próxima da lista de inscritos (mais jovem) e presente no evento. Em caso de empate, o critério de desempate será por ordem alfabética do primeiro nome, sucessivamente prenome e nome de família. O ciclista deverá apresentar um documento que comprove a idade.
d.) O Ciclista mais Idoso do sexo Masculino: Além da inscrição, o ciclista deverá estar presente no dia do evento. Caso o ciclista não esteja presente, o troféu será entregue para o próximo da lista de inscritos (mais idoso) e presente no evento. Em caso de empate, o critério de desempate será por ordem alfabética do primeiro nome, sucessivamente prenome e nome de família. O ciclista deverá apresentar um documento que comprove a idade.
e.) A Ciclista mais Idosa do sexo Feminino: Além da inscrição, a ciclista deverá estar presente no dia do evento. Caso o ciclista não esteja presente, o troféu será entregue para a próxima da lista de inscritos (mais idoso) e presente no evento. Em caso de empate, o critério de desempate será por ordem alfabética do primeiro nome, sucessivamente prenome e nome de família. O ciclista deverá apresentar um documento que comprove a idade.

I. DAS RESPONSABILIDADES

Art. 1. O 3º Pedal Solidário Terra Brasil está sendo organizado pela Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana em pról da entidade Lar Sagrada Família de Apucarana. Todo o evento será beneficente e o valor arrecadado subtraído os custos serão doados a entidade acima mencionada.
Art. 2. Além Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana, o evento conta com diversos colaboradores, patrocinadores, promotores e apoiadores.
Art. 3. Nenhum colaborador, patrocinador, promotor e apoiador seja pessoa física ou jurídica e nem a Organização do evento (Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana) serão responsáveis por quaisquer danos (materiais ou morais) que algum participante vier a sofrer ou causar à terceiros, antes, durante e depois da realização do evento.
Art. 4. Todos os participantes inscritos serão cobertos por seguro de acidente e hospitalar até o limite da apólice contratada pela Organização.
Art. 5. Ciclistas que estiverem utilizando placa de identificação de terceiros, não poderão participar do evento em razão de não estarem cobertos por seguro de acidente e hospitalar até o limite da apólice contratada pela Organização.
Art. 6. A Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana é responsável pela escolha dos percursos, podendo fazer alterações na quilometragem ou altimetria até no dia do evento, em razão de caso fortuito ou força maior, para melhor segurança dos participantes.
Art. 7. Cada participante é responsável e conhecedor de suas aptidões físicas, mesmo assim, a organização tem o compromisso de recomendar à todos os ciclistas para realizarem uma rigorosa e completa avalição médica prévia para participar do 3º Pedal Solidário Terra Brasil.
Art. 8. Todo o material utilizado para o evento, tanto no local da concentração quanto no trajeto serão todos recolhidos pela organização.
Art. 9. Todo participante é responsável pelo lixo que utilizar durante o passeio, não podendo jogar no trajeto. Aquele que for flagrado jogando lixo no chão, não poderá participar de nenhum evento organizado pela Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana
Art. 10. Cada local de hidratação haverá sacos de lixos para que objetos possam ser descartados.
Art. 11. Ao participar do evento, o ciclista estará concordando com todo o regulamento e condições da organização, sendo elas:
I – O ciclista participa por livre e espontânea vontade e está ciente de que o 3º Pedal Solidário Terra Brasil é uma atividade de risco;
II – O ciclista declara estar em boas condições de saúde e apto a participar de evento deste tipo.
III – Concorda em observar todas as informações oficiais do evento para termina-la com segurança;
IV – Todos os riscos em participar do evento, inclusive os relativos a quedas, contatos com outros participantes, efeitos do clima, incluindo alto calor e/ou umidade, condições do circuito e do tráfego é por conta do participante;
V – O participante isenta os organizadores, patrocinadores, apoiadores, colaboradores, seus representantes ou sucessores sobre qualquer tipo de acidente ou sinistro que venha ocorrer com sua pessoa, equipamento ou terceiros, assim como de todas as reclamações ou responsabilidades que possa colocar o ciclista fora do evento por desobedecer o presente regulamento;
VI – O ciclista concede permissão à organização para utilizar sua imagem, fotografias, filmes, gravações ou qualquer outra forma de divulgação que mostre a participação no 3º Pedal Solidário Terra Brasil para qualquer propósito legítimo.

II. PARTICIPAÇÃO

Art. 12. Poderão participar do evento pessoas de ambos os sexos, regularmente inscritas de acordo com o presente regulamento.
Art. 13. Participantes com idade entre 16 e 18 anos só poderão participar do evento com autorização por escrito do pai, mãe ou de um responsável legal. A autorização deverá ter a assinatura reconhecida por autenticação e estar acompanhada de cópia de um documento de identidade a ser apresentada para a organização no ato da entrega do Termo de Responsabilidade.
Art. 14. Menores de 16 anos, só poderão participar se acompanhados por um parente de primeiro grau, regularmente inscrito no evento. Assim como deverão também apresentar autorização por escrito do pai, da mãe ou responsável legal.
Art. 15. É obrigatória a presença do participante até às 07h30 no local da largada para receber todas as instruções e detalhes do trajeto.

III. TIPO DO TRAJETO

Art. 16. O 3º Pedal Solidário Terra Brasil terá 3 (tres) trajetos: 1º Percurso ~ 15 Km com 400m de altimetria aproximada, com nível leve de dificuldade; 2º Percurso ~ 30 Km com 650 m de altimetria aproximada, com nível médio de dificuldade; 3º Percurso ~ 50 Km com 980 m de altimetria aproximada, com nível médio/difícil de dificuldade.
Art. 17. Ocorrendo caso fortuito ou força maior, os percursos poderão ser alterados no dia do evento, em razão da segurança para os participantes e organizadores.
Art. 18. Os trajetos serão percorridos parte na zona urbana com estradas pavimentadas, zona rural com estradas não pavimentadas, propriedades particulares, contendo pedras, valetas, chão batido, pasto, bem como qualquer local por onde seja possível o trânsito de bicicletas (Mountain Bikes).
Art. 19. Dentro das propriedades privadas somente serão permitidas a entrada de ciclistas com placas de identificação do evento. Haverá fiscais proibindo a entrada de ciclistas sem a placa de identificação. Todos os ciclistas que adentrarem as propriedades privadas terão suas placas anotadas pelos fiscais do evento.
Art. 20. Os trajetos possuem várias descidas com valetas, pedras, curvas fechadas e pontes. Além das descidas os trajetos possuem diversas subidas com pedras, valetas e chão batido, por isso precisa-se ter bastante resistência e técnica em MTB.
Art. 21. Os participantes deverão ter ciência de que os trajetos possuem grau médio e difícil.
Art. 22. Haverá café da manhã das 6h00 às 7h30 no local da concentração. Durante os percursos haverá hidratação (água, frutas, dentre outros) a cada 10 a 15 km. Insta salientar, que nem todos os pontos de hidratação haverão kits completo (água, frutas, isotônico, dentre outros), podendo ser distribuído de acordo com a decisão da organização do evento. As distâncias dos pontos de hidratação poderão sofrer alterações para mais ou para menos.
Art. 23. É de responsabilidade do participante superar obstáculos que apareçam durante a prova.
Art. 24. Quando o trajeto for realizado em trecho de via pública, prevalecem as leis de trânsito em vigor, devendo ser respeitadas as pistas de rolamento, faixas de pedestres, calçamentos e demais regras e costumes que permitam a boa convivência entre ciclistas, pedestres, automóveis e demais cidadãos.
Art. 25. Durante o trajeto os participantes terão apoio de motoqueiros (batedores), ciclistas (monitores) e cata osso, não haverá mecânico para manutenção de bikes.
IV. DOS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E INSTRUMENTOS
Art. 26. É obrigatório durante a prova o uso dos seguintes equipamentos de segurança:
I – Uso de capacete de proteção, adequado ao ciclismo, bem ajustado e afivelado a cabeça;
II – Óculos de sol ou de proteção;
III – Luvas protetoras;
IV – Sapatilha ou tênis;
IV – Número de Identificação do Participante.
Parágrafo Primeiro. Os ciclistas que não estiverem com a placa de identificação do evento não poderão usufruir dos pontos de hidratação, carros/motos de apoio, cata osso, ambulância e nem transitarem dentro das propriedades privadas.
Art. 27. A falta de qualquer desses itens impede a participação do ciclista no evento.
Art. 28. Recomenda-se:
I – Uso de protetor solar;
II – Camiseta e bermuda de ciclismo;
III – levar ferramentas básicas (como chave de roda) e peças reservas (como câmara de ar, corrente, bomba de ar, etc) compatíveis com seu equipamento;
IV – Levar água (no mínimo 500 ml);
V – Telefone celular, funcionando e com bateria carregada;
VI – Capa de chuva e ou corta vento;
VII – Bolsa ou sacola para armazenar lixo produzido pelo participante.
Art. 29. Não é permitido, de maneira alguma:
I – trafegar sem qualquer um dos equipamentos e instrumentos obrigatórios acima citados;
II – descartar lixo ao longo do trajeto;
Art. 30. A organização irá disponibilizar aos participantes do evento, ambulância para prestação de primeiros socorros em caso de acidentes. Caso necessário de atendimento médico de emergência, este será prestado dentro do tempo necessário de deslocamento da ambulância até o local do sinistro e a remoção será efetuada para o hospital da rede pública mais próxima.

V. CASOS DE EXCLUSÃO EM PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS FUTUROS ORGANIZADOS PELA ASSOCIAÇÃO TERRA BRASIL DOS CICLISTAS DE APUCARANA.

Art. 31. Utilizar a pista de rolamento para pedalar quando existir ciclofaixa ou acostamento em condições, desrespeitando assim o artigo 58 do Código Nacional de Trânsito Brasileiro.
Art. 32. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverão ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Art. 33. Jogar lixo em local indevido durante todo o trajeto.
Art. 34. Desrespeitar os Organizadores e demais ciclistas participantes ou faltar com a verdade quando questionado por Organizadores, voluntários ou autoridades sobre qualquer informação.
Art. 35. Colocar em risco a vida de qualquer outro participante ou cidadão que esteja utilizando a via pública.
Art. 36. Pegar vácuo ou agarrar em qualquer veículo automotor, carroça etc.
VI. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 37. Qualquer assunto extra-regulamento ou referente ao julgamento de reclamações será resolvido pelos Organizadores do Evento (Associação Terra Brasil dos Cilcistas deApucarana), podendo estes consultar ou não os participantes inscritos no evento.
Art. 38. Todo participante ao se inscrever está automaticamente concordando com todas as regras acima. Casos omissos nesse Regulamento serão avaliados pela Organização do Evento, que usará o presente Regulamento e o bom senso para tomar uma decisão final soberana.
ASSOCIAÇÃO TERRA BRASIL DOS CICLISTAS DE APUCARANA

Valores

Data de início Valor
31/01/2020 R$ 70,00 Kit 1
03/02/2020 11:47 R$ 40,00 Kit 2

Favor verificar as condições de valores especificadas no texto do evento!

Compartilhe esse evento!

Veja mais eventos